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Dicionário maker: o que significam os termos que todo mundo usa?

Entenda o vocabulário do universo maker e descubra por que essa cultura tem tudo a ver com criatividade, inovação e aprendizagem na prática

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Dicionário Maker

Você já ouviu alguém dizer que vai fazer uma “prototipagem rápida” usando “Arduino”? Ou que está criando um projeto com impressora 3D e “design thinking”? Se você já ficou perdido no meio de tantos termos diferentes, calma: isso é mais comum do que parece. Para facilitar sua jornada pelo universo das criações, preparamos um Dicionário Maker com os principais termos usados por quem vive a aprendizagem prática todos os dias.

 

1. Cultura Maker

Movimento que incentiva as pessoas a colocarem a mão na massa, criando, testando e aprendendo com seus próprios projetos. Vem do inglês make, que significa “fazer”. Aqui, o erro também faz parte do processo.

 

 

2. Prototipagem

É quando a ideia sai do papel e começa a virar realidade. Um protótipo é uma versão inicial de algo – pode ser um robô, uma cadeira ou um jogo. A ideia é testar, melhorar e depois construir a versão final.

 

 

3. Arduino

Uma placa de circuito eletrônico super popular entre os makers. É como um “cérebro” programável usado para criar robôs, sistemas de automação, instrumentos musicais e muito mais.

 

 

4. Impressora 3D

Permite transformar ideias digitais em objetos reais. Você cria um modelo no computador e imprime em plástico, camada por camada. Perfeita para prototipar!

 

 

5. Design Thinking

Um jeito de pensar em soluções criativas, sempre com foco no ser humano. Primeiro se entende o problema, depois se pensa em ideias e, por fim, se testa e melhora.

 

 

6. Hackathon

Uma maratona de criação, geralmente com equipes resolvendo desafios em pouco tempo. Pode durar algumas horas ou dias. No final, todo mundo apresenta suas soluções.

 

 

7. Fab Lab

Laboratório de fabricação digital com impressoras 3D, cortadoras a laser, kits de eletrônica e ferramentas para criar quase tudo. 

 

 

8. STEAM

Sigla para Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Essa abordagem combina saberes para projetos completos e cheios de propósito.

 

 

9. MVP (Produto Mínimo Viável)

Uma versão bem simplificada do seu projeto que já pode ser testada. É com ela que se descobre se a ideia tem futuro – e onde pode melhorar.~

 

 

10. Festival Sesi de Educação

Evento onde acontece a maior competição brasileira de robótica, que serve como classificatória para as modalidades FIRST LEGO League (FLL), FIRST Tech Challenge (FTC), FIRST Robotics Competition (FRC) e F1 In Schools.

 

 

Por que aprender esse vocabulário?

Porque fazer parte da cultura maker é muito mais do que saber nomes técnicos – é entender que o mundo pode ser transformado com criatividade, colaboração e coragem para experimentar. No Sesi, os estudantes aprendem na prática, criam soluções reais e desenvolvem competências que vão fazer diferença no futuro.

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