Conheça o contraturno escolar do Colégio Sesi da Indústria do Boqueirão - Blog Educação
Conheça o contraturno escolar do Colégio Sesi da Indústria do Boqueirão
Serão 90 vagas para o ano letivo de 2024; inscrições estão abertas para crianças de 2 a 10 anos matriculadas em qualquer instituição de ensino

Novidade em 2024
Teremos novidade na unidade do Boqueirão para o ano letivo de 2024. Abrimos 90 vagas para o contraturno escolar no Boqueirão, com início em 29 de janeiro.
O projeto, segundo a coordenadora de Educação Maria Cecília de Figueiredo Cruz, não é exclusivo a crianças que já estejam matriculadas no Colégio Sesi da Indústria. “Essa oferta é aberta para todas as famílias”, afirma.
Segundo ela, a ideia é incentivar o maior número de crianças de Educação Infantil e de Ensino Fundamental – Anos Iniciais a colocar a mão na massa, desenvolvendo habilidades por meio de atividades lúdicas. “Queremos valorizar o espaço que temos ao ar livre para atividades de construção, elaboração, leitura. É um serviço voltado principalmente para aquelas famílias que, embora não possam dedicar o dia inteiro à supervisão dos filhos, desejam oferecer uma educação de qualidade, rica em experiências que vão além das telas”, explica Maria Cecília.
O contraturno estará disponível nos períodos matutino e vespertino, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, respectivamente.
O projeto vai atender crianças do Maternal 1 até o 5º ano do Ensino Fundamental – anos iniciais. De acordo com a coordenadora, a trilha de aprendizagem desenvolverá o Autoconhecimento, a Comunicação, o Letramento Digital e a Iniciação Científica.
O contraturno escolar é construído a partir das necessidades dos próprios alunos, enriquecendo o aprendizado a partir do repertório e da curiosidade deles.

Conheça mais sobre o contraturno escolar no Colégio Sesi da Indústria
Uma das ferramentas que serão utilizadas no contraturno escolar do Colégio Sesi da Indústria do Boqueirão, em Curitiba, é o Círculo de Diálogo, com envolvimento da família no processo educacional. Conduzido por uma psicóloga que vai acompanhar todo o projeto, o momento será de conversas com os pais para que troquem experiências, sugiram e saibam sobre o desempenho e desenvolvimento da criança em cada etapa do contraturno escolar.
A aprendizagem socioemocional também será avaliada, com uma entrega de resultados sobre o desenvolvimento de competências e habilidades a fim de melhorar continuamente o processo.
Além disso, no fim de cada semestre, os alunos participarão de uma feira de iniciação científica para apresentar os resultados dos trabalhos de pesquisa e investigação sobre temas determinados.
Para mais informações, entre em contato pelo telefone 0800 648 0088 ou na unidade que fica na rua Dr. Heleno da Silveira, nº 343, bairro Boqueirão – Curitiba.
-
09/04/2025
Por dentro do STEAM: por que a Ciência é o ponto de partida para transformar o mundo?
Você já ouviu falar em STEAM? A sigla está cada vez mais presente no universo da educação e o Sesi embarcou nessa jornada de inovação com tudo
-
07/04/2025
Cyberbullying: quando a violência vai para as telas
Dia Nacional de Combate ao Bullying é um convite à escola, à família e à sociedade conversarem sobre essa realidade
-
07/04/2025
Do Paraná para o mundo: estudantes do Sesi são finalistas da 4ª maior feira de ciências do planeta
Projetos inovadores conquistam espaço na Genius Olympiad e mostram a força da educação paranaense
-
04/04/2025
Dicionário maker: o que significam os termos que todo mundo usa?
Entenda o vocabulário do universo maker e descubra por que essa cultura tem tudo a ver com criatividade, inovação e aprendizagem na prática
-
01/04/2025
Nossa Indústria, Nosso Futuro: Educação Sesi 20 Anos
Conheça os vencedores do concurso que celebrou os 20 anos da Educação Básica do Sesi
-
27/03/2025
CultDicas | Quarto de Despejo
Obra de Carolina Maria de Jesus vale para o vestibular e para a vida
-
24/03/2025
Estudantes do Sesi garantem vaga para a final mundial do MOS
Quatro jovens seguem para Orlando
-
21/03/2025
O que é ser maker?
Ser maker é uma mentalidade que vai além de mexer com tecnologia ou criar projetos